Descoberta extensa rede subterrânea de antigos túneis da Escócia à Turquia

Túneis da Idade da Pedra

Arqueólogos descobriram milhares de túneis subterrâneos da Idade da Pedra, que se estendem por toda a Europa, da Escócia à Turquia, os pesquisadores ficaram perplexos quanto ao seu propósito original*.

Túneis Subterrâneos da Idade da Pedra

 

O arqueólogo alemão Dr. Heinrich Kusch, em seu livro “Secrets of the Underground Door to an Ancient World” revelou que túneis foram escavados sob centenas de povoações neolíticas em toda a Europa e o fato de que tantos túneis sobreviveram por 12.000 anos indica que a rede original deve ter sido enorme.

 “Só na Baviera, na Alemanha, encontramos 700 metros dessas redes de túneis subterrâneos. Em Styria, na Áustria descobrimos 350 metros “, disse ele. “Em toda a Europa, havia milhares deles – desde o norte da Escócia até o Mediterrâneo.

Os túneis são muito pequenos, medindo apenas 70 centímetros de largura, que é apenas o suficiente para uma pessoa poder rastejar por eles. Em alguns lugares há pequenas salas, câmaras de armazenamento e áreas de estar/sentar.

Túneis da Idade da Pedra

A Idade da Pedra foi o primeiro dos sistemas de três idades de arqueologia, que divide a pré-história tecnológica humana em três períodos: a Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade do Ferro. A transição para fora da Idade da Pedra ocorreu entre 6.000 a.C e 2.500 a.C para grande parte da humanidade que viveu na África do Norte e da Eurásia. Enquanto muitos acreditam que os seres humanos da Idade da Pedra eram primitivos, descobertas incríveis, como o antigo templo de 12.000 anos chamado Gobekli Tepe, na Turquia, as pirâmides do Egito e outras estruturas, como Stonehenge, que demonstram conhecimento astronômico extremamente avançado, indicam que eles não eram tão primitivos como muitos acreditam.

Túneis da Idade da Pedra

A descoberta de uma vasta rede de túneis indica que os seres humanos da Idade da Pedra não estavam apenas gastando seu dias na caça e coleta. No entanto, o verdadeiro objetivo dos túneis ainda é uma questão de especulação. Alguns especialistas acreditam que eles eram uma forma de proteger o homem contra predadores, enquanto outros acreditam que eles eram uma maneira para as pessoas viajarem com segurança, ao abrigo de condições meteorológicas adversas ou até mesmo guerras e violência. No entanto, atualmente, os cientistas só são capazes de adivinhar, pois os túneis ainda não revelaram todos os seus segredos do passado.

Fonte: Ancient Origins

* Primeiros túneis descobertos originalmente em 2011.